Como construir em terrenos acidentados

DIREITOS AUTORAIS PROTEGIDOS NA FORMA DA LEI. CITE A FONTE.

por Ricardo Trevisan, arquiteto

Os terrenos acidentados são críticos para a implantação, exigem maior cuidado e investimento. Quase sempre existe solução, o problema é o quanto você pode gastar.

A estratégia mais inteligente é utilizar o menor número possível de apoios, pois o custo elevado é de cada fundação, e não do sistema estrutural como um todo. Por isso nós arquitetos preferimos modelos estruturais suspensos e com poucos blocos de apoio.

A arquitetura pode ter uma complexidade espacial de forma independente do terreno e se aproveitar da vista oferecida pela inclinação do terreno. A dificuldade de execução da obra pode ser recompensada por um resultado final que valoriza seu patrimônio. O design e a arquitetura agregam valores intangíveis ao imóvel que podem elevar significativamente seu valor de mercado e aumentar a liquidez de revenda.

 

casahelioolga.jpg
Casa Hélio Olga, com um mínimo de apoios no solo. Projeto arquitetônico de Marcos Acayaba

 

corteacayaba.jpg
O segredo são os poucos pontos de apoio. Projeto arquitetônico de Marcos Acayaba.

 

A movimentação de terra em situações assim é sempre complexa. Além disso, alterar a morfologia natural do terreno tira a capa vegetal da superfície que é justamente o que o estabiliza. Quando isso acontece, passam a ser necessários muros e paredes de contenção, elementos que aumentam muito o custo da obra. Procure sempre manter o perfil do terreno o mais natural possível – mas isso depende de estudos técnicos, porque alguns terrenos exigem intervenção para estabilização.

 

villaamanzi.jpg
Villa Amanzi, acomodações em Phuket, Tailândia. Projeto arquitetônico de Adrian McCarroll, Waiman Cheung, Jamie Jamieson

 

E qual terreno vale a pena? Como saber se o custo será muito elevado? E como saber se as condições técnicas de construção são viáveis? Não há como fazer mágica: será necessário fazer, no mínimo, uma sondagem. Às vezes também precisaremos de um teste de cisalhamento do solo, ou do parecer e orientação técnica de um especialista.

Sugiro que, antes de comprar o terreno, seja feita uma vistoria com um arquiteto. Será mais barato que ficar com um problemão, e esclarecerá as possibilidades de execução da obra.

Leia também: Como escolher um terreno para construir

36 comentários em “Como construir em terrenos acidentados”

  1. Como construir em cima de um terreno, onde ele é todo laje ou seja o terreno não tem nenhum pedaço de terra, é todo pedra, e não tem jeito de fazer tubulão, alicerce ou algo assim, como vou fazer?

    Curtir

    1. Daniele,
      Você precisa contratar um engenheiro ou arquiteto para avaliar seu terreno no local.
      O profissional vai saber te orientar se será necessário fazer sondagem ou não, e vai avaliar a condição das pedras para a possibilidade de apoiar a construção diretamente sobre elas. Eu já fiz um projeto assim há mais de dez anos e até hoje não há sinal de trincas na casa.
      Arq. Ricardo Trevisan

      Curtir

  2. ola, adorie o primeiro modelo, mas meu caso é o seginte, tenho um terreno, onde a rua fica 5m acima, da base porem a mesma é plana como devo proceder, para construir ne buraco ate sair no nivel da rua, sei q tenho q fazer um muro de “”arrimo”” como ja me disseram. mas eu gostaria de fazer uma construção diferende e aproveitar melhor o espaço. voçes teriam algum esquema pra mim. obrigado e parabens pelo trabalho.

    Curtir

    1. Ademar,
      Sugiro que você contrate um arquiteto para desenvolver um projeto personalizado.
      Estes problemas podem parecer complicados, mas para nós que lidamos diariamente com eles, são boas oportunidades de desenvolver projetos interessantes.
      Não podemos fornecer gratuitamente qualquer material, pois este é o nosso trabalho, e vivemos dele, além de que feriria nosso Código de Ética Profissional.
      Um abraço,
      Arq. Ricardo Trevisan

      Curtir

  3. ola, obrigado pela orientação. vou contratar sim, um profissional, mas qual seria o ideal um engenheiro ou um aquiteto, ou tenho que me orientar com os dois. um abração

    Curtir

    1. Ademar,
      Um bom arquiteto pode resolver seu problema com um projeto inteligente. Mas escolha um com boa formação e experiência no assunto.
      Um abraço,
      Ricardo

      Curtir

    2. Cada um com a sua função, o arquiteto trabalha todo o design da edificação, e o engenheiro é quem vai decidir, de acordo com sua habilidade técnica, a viabilidade estrutural do projeto arquitetônico, seja parcial, seja como um todo, principalmente no que se refere a fundações, e assim os dois juntamente com o dono da obra terão estreita comunicação no processo . Separe as funções, arquiteto é importante para uma coisa, engenheiro é para outra.

      Curtir

      1. Prezado Nathan,

        Você tem razão. Apesar das atribuições legais brasileiras permitirem ao arquiteto e urbanista realizar o projeto estrutural, seu cálculo e a execução da obra, em muitos casos seria uma deseconomia de escala, e não seria interessante do ponto de vista da prestação do serviço (a não ser em obras pequenas e casos pontuais). Publicaremos em breve mais matérias sobre este assunto, acompanhe.

        Abraços,

        RT

        Curtir

  4. Gostaria de saber como construir em terreno acidentado, porem a localização e na mata sou seja será um sítio.
    Gostaria de aproveitar a inclinação para construir uma cozinha ou algo assim na parte debaixo, mas e quanto ao restante do terreno? como posso utilizar-lo?

    Curtir

    1. Glacinaldo,
      Você precisa, de imediato, de duas coisas: um levantamento planialtimétrico completo do lote com cotas de vizinhos, e contratar um arquiteto para desenvolver a solução desejada. É impossível resolver seu problema sem conhecer o terreno e o programa de necessidades.
      Você vai precisar de uma sondagem, então pode contratar de imediato também.
      Procure contratar sondagem e topógrafo indicados por seu arquiteto.
      Um abraço,
      Ricardo Trevisan

      Curtir

  5. Olá,

    Tenho um, terreno de 360mts qua. 12 de fren e 30 de fund. ele é acidentado deve ter + ou – 6 a 10 mtrs de queda. posso fazer arrimo ou fazer uma laje em uma costrução de 90 mtrs quad. com recuo de 4,5mtrs.

    Abraços,
    Marcone

    Curtir

    1. Marcone,
      Você precisa fazer primeiro um levantamento planialtimétrico e sondagem do terreno. Com esses dois levantamentos em mãos, um bom arquiteto saberá te indicar a melhor solução, pois levará em consideração outros aspectos também, tais como o programa de necessidades, a orientação geográfica, a volumetria da vizinhança, legislação em vigor, conforto ambiental, orçamento da obra, tecnologia disponível, etc.
      Um abraço,
      Ricardo

      Curtir

  6. Olá ricardo,
    comprei um terreno acidentado, gostaria de saber como vc cobra para fazer um projeto, por vc ser um cara bem conceituado, vc facilita…..

    Curtir

    1. Olá, Augusto

      Por algum motivo, o WordPress não acusou sua pergunta, peço desculpas pela demora. Os honorários profissionais dos arquitetos são referenciados por tabelas oficiais do CAU/BR, de consulta pública a qualquer cidadão.

      Att.,

      RT

      Curtir

  7. ola minha sogra tem um terreno acidentado ela quer construir um primeiro andar qual e a melhor coisa que voce mim diz

    Curtir

    1. Kleiton,

      Cada caso é um caso. Você precisa falar com um arquiteto de para desenvolver uma solução específica para o seu.

      Um abraço,

      Ricardo

      Curtir

    1. Olá Antonio,

      Não entendi bem o que você quer dizer com começar o nível do terreno. Mas vou tentar responder pelo que entendi de sua pergunta: procure sempre solicitar ao topógrafo o nível absoluto, a partir do RN oficial mais próximo. Não existe prioridade entre cotas. Quando for piquetear para locar a obra e a tabeira você poderá iniciar por onde for mais conveniente, pois as cotas de nível são absolutas.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  8. Ricardo é possivel fazer um alicerce de muro apenas com bloco deitado sem usar corrente,estacas e colunas com ferragem ?

    Curtir

    1. Antonio,

      Acho que você está pensando numa sapata corrida, certo? O bloco é sempre uma estrutura pontual, para redistribuir a carga de pilares para a fundação. É muito raro um bloco longitudinal, nem faz muito sentido em obras convencionais. A avaliação da viabilidade de uso de fundação rasa deverá ser feita a partir da sondagem do solo, e só será possível se o SPT for suficiente ao longo da estrutura a ser executada e o nível d’água não atrapalhar.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  9. sr Trevisan,boa noite,num terreno em declive,a profundidade das sapatas da parte mais alta deve ser a mesma da parte baixa do terreno?Desde já obrigado. José Carlos

    Curtir

    1. José Carlos,

      As sapatas poderão ter profundidades diferentes. Vai depender do perfil geológico obtido na sondagem, do parecer e projeto de fundação.

      Att.

      RT

      Curtir

    1. Ana Beatriz,

      Acompanhe neste blog dicas novas e atualizações. Caso deseje algo específico, fique à vontade para perguntar.

      RT

      Curtir

  10. Olá Ricardo, boa noite.
    Comprei recentemente um terreno de 20m x 50m em um condomínio fechado em belo horizonte.
    Gostaria de uma orientação sobre tendências para construção. a ideia é ter uma casa de campo para passar o fim de semana. O condominio orienta construções de aproximadamente 160m2 acima.
    Estou pensando numa casa de 03 quartos, mas estou em dúvida sobre Casa de madeira ou alvenaria.

    Curtir

    1. Hemerson,

      Não é tão simples explicar isso pelo blog. Há muita coisa envolvida, e seu perfil tem que fazer parte da definição do partido arquitetônico. Recomendo que converse com seu arquiteto a respeito.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  11. Ola Ricardo,
    Estou precisando de um parecer sobre um terreno acidentado, localizado na cidade do Rio de Janeiro, você tem como me indicar algum profissional aqui?

    Curtir

    1. Prezada Mara Elisa,

      Infelizmente não consigo te ajudar. Você pode solicitar uma listagem de peritos ao Ibape/RJ, mas não sei se eles divulgam.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  12. Parabenizo por suas obras, assisto Arte 1 Arquitetos Brasileiros, sempre que a Claro tv permite porque vive mais fora do ar.Temos arquitetos magníficos. Mas este seu desenho acima fico em minha mente é perfeito, arrojado e deixa o solo ao natural, não mexe em sua estrutura o que não acontece aqui em Angra!

    Curtir

  13. Como preparar um solo em declive para construir uma casa com blocos cerâmicos estruturais ( devo usar blocos de concreto até o nível da rua ) mas devo tirar a terra até o nível mais baixo pra só então começar a obra ou fazer tipo “escada” com blocos estruturais de concreto até o nível da rua??

    Obs.: O chão do terreno é BEM sólido.

    Curtir

    1. Gabriel,

      Para um terreno em forte declive, com um bom resultado de sondagem, eu faria o mesmo que indiquei no texto: poucos pontos de apoio sem mexer muito no solo natural que está estabilizado. Faria entre eles vigas de transição e começaria a alvenaria estrutural daí para cima.

      Abraços,

      RT

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.