Como construir em terrenos acidentados


DIREITOS AUTORAIS PROTEGIDOS NA FORMA DA LEI. CITE A FONTE.

por Ricardo Trevisan, arquiteto

Os terrenos muito acidentados são críticos para a implantação, exigem maior cuidado e sempre mais investimento, tanto de tempo quanto de recursos. Quase sempre existe solução, o único problema costuma ser o quanto você está disposto (a) a gastar.

A estratégia primordial nesses casos é tocar o solo o mínimo possível (número de apoios), pois o custo elevado é de cada fundação, e não do sistema estrutural como um todo. Por este motivo nós, arquitetos e engenheiros, preferimos modelos estruturais suspensos e com poucos apoios.

Perceba como a arquitetura pode ter uma complexidade espacial de forma independente do terreno e se aproveitando da vista que os terrenos acidentados costumam oferecer.

A dificuldade de execução da obra pode ser recompensada com o resultado final que valoriza muito seu patrimônio. O design e a arquitetura agregam valores intangíveis ao imóvel que podem elevar significativamente seu valor de mercado e aumentar sua liquidez de eventual revenda.

Mas qual terreno vale a pena? Como saber se o custo será muito elevado? E como saber se as condições técnicas de construção são possíveis? Nesse aspecto não há como fazer mágica: será necessário fazer, no mínimo, uma sondagem e um teste de cisalhamento do solo. Ás vezes será necessário o parecer e orientação técnica de um geólogo.

Antes de comprar o terreno, contrate um arquiteto ou engenheiro para dar um parecer, será mais barato do que ficar com um elefante branco na mão, e esclarecerá as possibilidades de execução da obra.

Boa sorte!

Casa Tamboré: corte
Casa Tamboré: corte (arquitetos Emilene Miossi e Ricardo Trevisan)
About these ads
Esse post foi publicado em dicas e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

22 respostas para Como construir em terrenos acidentados

  1. Daniele disse:

    Como construir em cima de um terreno, onde ele é todo laje ou seja o terreno não tem nenhum pedaço de terra, é todo pedra, e não tem jeito de fazer tubulão, alicerce ou algo assim, como vou fazer?

    • ricardotrevisan disse:

      Daniele,
      Você precisa contratar um engenheiro ou arquiteto para avaliar seu terreno no local.
      O profissional vai saber te orientar se será necessário fazer sondagem ou não, e vai avaliar a condição das pedras para a possibilidade de apoiar a construção diretamente sobre elas. Eu já fiz um projeto assim há mais de dez anos e até hoje não há sinal de trincas na casa.
      Arq. Ricardo Trevisan

  2. Ademar de Souza disse:

    ola, adorie o primeiro modelo, mas meu caso é o seginte, tenho um terreno, onde a rua fica 5m acima, da base porem a mesma é plana como devo proceder, para construir ne buraco ate sair no nivel da rua, sei q tenho q fazer um muro de “”arrimo”” como ja me disseram. mas eu gostaria de fazer uma construção diferende e aproveitar melhor o espaço. voçes teriam algum esquema pra mim. obrigado e parabens pelo trabalho.

    • ricardotrevisan disse:

      Ademar,
      Sugiro que você contrate um arquiteto para desenvolver um projeto personalizado.
      Estes problemas podem parecer complicados, mas para nós que lidamos diariamente com eles, são boas oportunidades de desenvolver projetos interessantes.
      Não podemos fornecer gratuitamente qualquer material, pois este é o nosso trabalho, e vivemos dele, além de que feriria nosso Código de Ética Profissional.
      Um abraço,
      Arq. Ricardo Trevisan

  3. Ademar de Souza disse:

    ola, obrigado pela orientação. vou contratar sim, um profissional, mas qual seria o ideal um engenheiro ou um aquiteto, ou tenho que me orientar com os dois. um abração

    • ricardotrevisan disse:

      Ademar,
      Um bom arquiteto pode resolver seu problema com um projeto inteligente. Mas escolha um com boa formação e experiência no assunto.
      Um abraço,
      Ricardo

  4. Glacinaldo Farias disse:

    Gostaria de saber como construir em terreno acidentado, porem a localização e na mata sou seja será um sítio.
    Gostaria de aproveitar a inclinação para construir uma cozinha ou algo assim na parte debaixo, mas e quanto ao restante do terreno? como posso utilizar-lo?

    • ricardotrevisan disse:

      Glacinaldo,
      Você precisa, de imediato, de duas coisas: um levantamento planialtimétrico completo do lote com cotas de vizinhos, e contratar um arquiteto para desenvolver a solução desejada. É impossível resolver seu problema sem conhecer o terreno e o programa de necessidades.
      Você vai precisar de uma sondagem, então pode contratar de imediato também.
      Procure contratar sondagem e topógrafo indicados por seu arquiteto.
      Um abraço,
      Ricardo Trevisan

  5. Pingback: Os números de 2010 | Ricardo Trevisan

  6. Marcone Silva disse:

    Olá,

    Tenho um, terreno de 360mts qua. 12 de fren e 30 de fund. ele é acidentado deve ter + ou – 6 a 10 mtrs de queda. posso fazer arrimo ou fazer uma laje em uma costrução de 90 mtrs quad. com recuo de 4,5mtrs.

    Abraços,
    Marcone

    • ricardotrevisan disse:

      Marcone,
      Você precisa fazer primeiro um levantamento planialtimétrico e sondagem do terreno. Com esses dois levantamentos em mãos, um bom arquiteto saberá te indicar a melhor solução, pois levará em consideração outros aspectos também, tais como o programa de necessidades, a orientação geográfica, a volumetria da vizinhança, legislação em vigor, conforto ambiental, orçamento da obra, tecnologia disponível, etc.
      Um abraço,
      Ricardo

  7. augusto disse:

    Olá ricardo,
    comprei um terreno acidentado, gostaria de saber como vc cobra para fazer um projeto, por vc ser um cara bem conceituado, vc facilita…..

  8. kleiton disse:

    ola minha sogra tem um terreno acidentado ela quer construir um primeiro andar qual e a melhor coisa que voce mim diz

    • ricardo trevisan disse:

      Kleiton,

      Cada caso é um caso. Você precisa falar com um arquiteto de para desenvolver uma solução específica para o seu.

      Um abraço,

      Ricardo

  9. Antonio Marcos disse:

    Ricardo de onde deve-se começar o nivel do terreno? da parte de baixo ou da parte de cima?

    • ricardo trevisan disse:

      Olá Antonio,

      Não entendi bem o que você quer dizer com começar o nível do terreno. Mas vou tentar responder pelo que entendi de sua pergunta: procure sempre solicitar ao topógrafo o nível absoluto, a partir do RN oficial mais próximo. Não existe prioridade entre cotas. Quando for piquetear para locar a obra e a tabeira você poderá iniciar por onde for mais conveniente, pois as cotas de nível são absolutas.

      Um abraço,

      RT

  10. Antonio Marcos disse:

    Ricardo é possivel fazer um alicerce de muro apenas com bloco deitado sem usar corrente,estacas e colunas com ferragem ?

    • ricardo trevisan disse:

      Antonio,

      Acho que você está pensando numa sapata corrida, certo? O bloco é sempre uma estrutura pontual, para redistribuir a carga de pilares para a fundação. É muito raro um bloco longitudinal, nem faz muito sentido em obras convencionais. A avaliação da viabilidade de uso de fundação rasa deverá ser feita a partir da sondagem do solo, e só será possível se o SPT for suficiente ao longo da estrutura a ser executada e o nível d’água não atrapalhar.

      Um abraço,

      RT

  11. José Carlos disse:

    sr Trevisan,boa noite,num terreno em declive,a profundidade das sapatas da parte mais alta deve ser a mesma da parte baixa do terreno?Desde já obrigado. José Carlos

    • ricardo trevisan disse:

      José Carlos,

      As sapatas poderão ter profundidades diferentes. Vai depender do perfil geológico obtido na sondagem, do parecer e projeto de fundação.

      Att.

      RT

  12. Ana Beatriz disse:

    nossa que site bom vou construir uma casa com laje so que e num terreno acidentado queria dicas

    • ricardo trevisan disse:

      Ana Beatriz,

      Acompanhe neste blog dicas novas e atualizações. Caso deseje algo específico, fique à vontade para perguntar.

      RT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s